Primeira Dissertação defendida no âmbito do Projecto PAFTDR
- projecto 284
- 19 de set. de 2018
- 1 min de leitura
Pascoal Gota, integrante do Projecto Agricultura Familiar, Turismo e Desenvolvimento Rural, financiado pelo FNI, defendeu a sua dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Rural no dia 6 de Setembro do corrente ano com sucesso. A sua dissertação intitulada Interacção entre a Agricultura familiar e o Turismo no município de Inhambane foi aprovada pelo júri com a nota de 17 Valores.

A pesquisa desenvolvida por Pascoal analisa a actividade agrícola familiar e o turismo no município de Inhambane, focando nas relações que as actividades possuem e nos desafios que sobrevêm para o estabelecimento dessas relações. Resultados da pesquisa mostram que existe uma agricultura familiar híbrida constituída de agricultores que estão mais direccionados a produzir culturas de curto período visando o fornecimento ao mercado local e os que somente praticam a agricultura por esta ser fonte de produtos para o sustento da família. Ainda persistem desafios relacionados ao acesso aos meios básicos de produção particularmente a terra assim como recursos financeiros para investimento na agricultura, porém alguns agricultores conseguem ultrapassar esses desafios através das redes sociais. Da pesquisa se afere que quatro relações podem ser estabelecidas entre a agricultura familiar e o turismo, nomeadamente: relação directa, indirecta, negativa e passiva.
O trabalho foi Orientado pelo Prof. Dr. Helsio Amiro Motany de Albuquerque Azevedo (ESHTI) e Co-Orientado pelo Prof. Doutor. Luís João Artur (FAEF), ambos docentes da Universidade Eduardo Mondlane e coordenadores do projecto.
Uma dissertação, seis monografias e três projectos de desenvolvimento estão em curso no âmbito deste projecto.

Comments